quinta-feira, 15 de março de 2012

Carnaval no Uruguai


O que nos vem a cabeça quando lembramos de Carnaval? Corpos a mostra, suor, cerveja, samba, batuque? Esquece tudo e fica só com o batuque. Esse é o Carnaval do Uruguai. 
Fomos assistir uma noite no Teatro de Verano. Nesse teatro acontece o concurso oficial do carnaval uruguaio, os grupos são divididos em várias categorias, entre elas, humoristas, murgas, parodistas, revistas e lubolos. A que eu mais gostei foram as murgas, assistimos a murga La Leyenda, achei o máximo, as murgas são um coro teatral feito por homens (não sei se alguma tem mulher), é suuper afinado e as músicas são politizadas (tudo a ver com o carnaval do Brasil, né?).  


No mesmo dia, assistimos ao grupo de Candombe Tronar de Tambores, o candombe é um ritmo africano que veio com os escravos e apesar da população negra do Uruguai ser pouca, o candombe é bem disseminado. A apresentação foi linda também, os cantores ótimos e o batuque envolvente.


Por último vieram os parodistas Zingaros, esse foi engraçado pois de uma hora para a outra o teatro se encheu de balões e vimos que o grupo era muito famoso no Uruguai, a maioria dos torcedores eram adolescentes e depois podemos constatar que o tipo de apresentação lembrava musicais, nada a ver com carnaval, mas tava aí o motivo de tanta popularidade entre os teens.


Posso dizer que a experiência foi fantástica, o povo é super educado, não vimos gente bebada, confusão, brigas nem nada do que costumamos ver no Carnaval daqui do Brasil. Todo mundo super educado, sentado, tomando mate, cerveja (porque não?) e comendo panchos e churros, inclusive tinha uma praça de alimentação ao lado do palco com muitas gostosuras uruguaias que eu amo. 
Gostei tanto que pretendo voltar e passar o feriado inteiro em Montevidéu (esse ano fomos só um dia), assistindo as apresentações e também curtindo as murgas que passam pelas ruas ou que se apresentam no que eles chamam de tablados. 
Recomendo muito a experiência! 

Quem quiser mais informações pode entrar no site oficial de turismo do Uruguai que é super completo. 




2 comentários:

  1. Realmente é muito legal, principalmete porque as Murgas são com letras de protesto político e social! É muito interessante e irônico. Não tirando o mérito do carnaval brasileiro que é lindo,enquanto no Brasil ficamos enchendo a cara e rebolando, eles aproveitam para protestar! pretendo ir de novo ano que vem, pois é emocionante! E é bem isso que a Melissa falou, super organizado, super família, as pessoas estão ali só pela diversão, sem tumultos e brigas! Vale muito a pena conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não dá desmerecer o carnaval do Brasil...

    ResponderExcluir